top of page
3962.jpg
DSCF0017.jpg
DSCF0015.jpg

TRÊS MOMENTOS DE UM RIO, 2017-20
duo Paisagens Móveis: Bárbara Lissa e Maria Vaz
 

Em 2025, a cidade de Belo Horizonte é tomada por um dilúvio consequente do descaso público com seus rios urbanos. Rios que transbordam o asfalto, atravessam tempos, transportam a cidade, sonham barcos. Rios que insistem. Três Momentos de um Rio compõe uma fabulação poética e fotográfica a partir dos rios urbanos da cidade de Belo Horizonte e o seu processo de canalização. Se uma imagem não é fixa em seu tempo, quais seriam outros modos de narrar esta história, construindo para os seus arquivos uma narrativa não de progresso, mas de atraso? Numa afluência de tempos que olham seu passado, presente e futuros possíveis, se apresenta o limiar entre a realidade e a imaginação e a busca por trazer de volta o azul à paisagem urbana.

Em meio à narrativa distópica (ou utópica, se levarmos em consideração a potência da resposta da natureza à dominação humana), um trabalhador constrói um barco. Não ignorando as águas que submergem a cidade, ele agora navega rumo a um outro futuro.

Às águas contidas, reabrir os rios. À cidade acinzentada, o azul.

POR ONDE ESCOA O AZUL, 2019
3'19''

O Videoarte traz a inundação da capital mineira pelos rios urbanos invisíveis, que retornam à superfície e dominam as ruas junto a um grande dilúvio que ocorre em 2025 e marca o fim da cidade, que termina submersa. 
Em meados da década de 20, acreditou-se que o cimento trazia o cheiro do progresso. Assim, foram iniciadas as obras para canalização dos rios de Belo Horizonte e seu posterior fechamento, como tentativa de conter enchentes e o fato de que as águas estavam virando esgotos abertos. 
Em nome da razão, excluiu-se o azul
da paisagem, deixando-a cinza e alagada pelas chuvas anuais que não conseguem escoar pelo solo.  Assim, este trabalho propõe um resgate afetivo diante dos rios, e o possível futuro coletivo, causado pelas canalizações e completo fechamento destes em Belo Horizonte.

Concepção: Ágatha Araújo, Bárbara Lissa e Maria Vaz 
Filmagem: Luíza Matheus e Natália Mateus 
Trilha sonora: Bárbara Lissa, Maria Vaz e Lucas Gomes
Edição: Ágatha Araújo

Exposição Três Momentos de um Rio - Quatro Cantos Espaço Cultural

bottom of page